terça-feira, agosto 26, 2008

A Freguesia onde nasci; LOUSADO ( 1 )

................................Museu Ferroviário de Lousado


Museu Ferroviário de Lousado


O Museu dos Caminhos-de-ferro de Lousado, Famalicão, está instalado nas antigas oficinas do Caminho-de-ferro de Guimarães (1883-1927) e constitui uma mostra importante do acervo existente na CP de oito Companhias-de-ferro, desde 1885 até 1977.
Inclui quatro locomotivas a vapor que encabeçam outros tantos comboios formados por tipologia. Possui também a mais antiga locomotiva de via estreita em Portugal, construída em Inglaterra em 1874, que convive com a carruagem posto médico, onde se homenageia Egas Moniz, médico ferroviário, galardoado com o Novel da Medicina em 1949.
O conjunto apresenta secções especializadas, tais como pontes rolantes, máquinas ferramentas para fabrico e reparações de peças, forja, carpintaria e serração. São várias as locomotivas em exposição, todas elas, consideradas jóias ferroviárias, como a locomotiva nº6 CFPPV construída em Inglaterra em 1874.
A principal particularidade deste museu não passa por ser o primeiro do género em Portugal, mas antes pela inovação discursiva no âmbito museológico: rigoroso no tratamento dos temas e com enquadramentos naturais dos conteúdos.
A concepção arquitectónica do edifício atendeu as necessidades próprias de um espaço que será, também, dedicado à investigação e ao conhecimento, sobressaindo o auditório instalado na antiga carruagem do Vale do Vouga, com equipamento audiovisual próprio e dupla valência, alem de espaço para exposições temporárias.
O projecto de arquitectura e restauro respeitou as tipologias, as funções e os materiais construtivos dos edifícios, hoje com lugar de destaque no âmbito da arqueologia industrial.
Parte das coberturas é de telha marselha assenta num sistema de asnas à francesa, com clarabóias longitudinais e forro em madeira. Algumas paredes, construídas com pequenas porções de xisto preto e castanho, fazem jus ao nome da terra, Lousado.
Horário
Aberto de Domingo a Sexta-feira das 14h00 às 17h00

Jornal Cidade Hoje "7 Maravilhas de Famalicão" Julho 2007















..................As Imagens foram retiradas do site da Junta de Freguesia

1 comentário:

Ana Sofia V. Sousa disse...

Gostei especialmente dos comboios :)